Linha do tempo
1990
Início do projeto dentro do Exército Brasileiro.
1995
Início de tratativas com o Grupo Bertolini (primeira aproximação).
1997
Comitiva composta por militares do Exército e dirigentes da Bertolini realiza uma viagem técnica aos EUA, Alemanha e Rússia, dando continuidade ao desenvolvimento do projeto (segunda aproximação do projeto conceitual).
1999
Outra empresa de logística, a Mira Transportes, interessa-se em participar do projeto.
A ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) lança o primeiro selo filatélico (relativo ao colecionismo de selos postais) sobre a dirigibilidade como resultado de um concurso público, que foi vencido por um atual colaborador da ADB.
2001
Defesa de tese de mestrado na Venezuela (terceira aproximação).
2003
O Comandante do Exército Brasileiro expede ofício ao Presidente da ENGEVIX convidando a empresa para participar de reunião na qual seria apresentada uma síntese do projeto. Em novembro desse mesmo ano, a ENGEVIX e a IMBEL ingressaram no projeto. Em dezembro de 2003, em reunião, decide-se pela constituição de um grupo de trabalho, formado por patrocinadores e observadores (quarta aproximação).
2004
Assinatura de memorando de entendimentos com o Exército Brasileiro e a Petrobras. Em maio de 2004, representantes do EB, IMBEL, ENGEVIX, Petrobras, BNDES, Embraer, Bertolini, Mira, Itapemirim e GM Consultoria debatem sobre a rota tecnológica a ser adotada, apontando-se para um dirigível convencional semirrígido.
2005
Formalização da Airship do Brasil, contando com três empresas sócias em quotas iguais: DESENVIX (Grupo ENGEVIX), Target (Grupo Mira) e Ibepar (Grupo Bertolini).
2009
Construção de pequenos dirigíveis não tripulados: ADB-1 e ADB-2.
2011
Participação da ADB no evento "Airships to the Artic VI: A GAME-CHANGER", juntamente com a equipe de avaliação do BNDES.
Realização de Workshop com a Eletronorte.
2012
O Banco Nacional de Desenvolvimento e Social (BNDES) aprova o financiamento do dirigível de carga para 30 toneladas - ADB-3-30.
2013
Início do desenvolvimento do projeto ADB-3-30 e de diferentes modelos de aeróstatos.
Em julho deste ano, a ADB apresenta seu projeto na Universidade de Anchorage, no Alasca - EUA, a convite da NASA.
Assinatura do contrato com a LEIDOS.
Aprovação da ADB como empresa líder no programa INOVA AERODEFESA da FINEP.
Portaria dos Correios instituindo um grupo de trabalho para desenvolvimento de prova de conceito. (Portaria n° 766 de 18/12/2013)
2014
Reunião com o Departamento de Estado dos Estados Unidos, em que foram apresentados os projetos de dirigivel e aeróstato da ADB, os quais tiveram excelente receptividade.
Assinatura de contrato com a Eletronorte.
Participação da feira de segurança LAAD no Rio de Janeiro.
Participação na Transpoamazonia, feira de logística que ocorre em Manaus.
2017
Protótipo ADB-3-X01 finalizado.
ADB é finalista do Prêmio Nacional de Inovação.
Time técnico e de certificação vai a Seattle visitar a FAA.
(31 de março) Batismo do H2 e do protótipo com missa e solenidade. Antigos rituais aeronáuticos seguidos quebrando a garrafa de champanhe no ADB-3-X01.
ADB participa da conferencia da AIAA em Denver.
(24 de julho) Voo inaugural do ADB-3-X01 no H2 com presença de autoridades governamentais, notando especificamente, o então presidente dos Correios Guilherme Campos Jr. e a obliteração do selo comemorativo, celebrando o primeiro dirigível certificável construído na América Latina.
Dezembro: ADB realiza validação do seu Certificado de Tipo da FAA frente à ANAC.
2018
20/08/2018 - Início da Auditoria Preliminar da ANAC para Certificação.
2022
ANAC concede o Certificado de Tipo (CT) e a Especificação da Aeronave (TCDS) em 22/12/2022.
2023
ANAC concede a outorga para Serviços Aéreos Especializados em 27/03/2023.
ANAC concede o Certificado de Aeronavegabilidade Padrão (eCA) e o Certificado de Matrícula (eCM) em 23/03/2023.